A Imunoterapia subcutânea (ITSC) é o método mais utilizado em todo o mundo. As injeçoes subcutâneas são realizadas periodicamente. O médico especialista em alergia e imunologia prescreve vacinas específicas e esquemas de aplicação personalizados para cada paciente.
Temos duas fases de tratamento. A fase de indução da dessensibilização alérgica que consiste em aplicações em doses crescentes de extratos alergênicos padronizados 1 ou 2 vezes por semana. Quando o paciente atinge a dose efetiva para o controle da doença alérgica inicia-se a fase de manutenção que geralmente consiste em aplicações mensais, por um período de 3 a 5 anos.
Embora as reações não sejam comuns, elas podem acontecer. Podemos ter reações no local da aplicação e , ocasionalmente, reações sistêmicas. Portanto, o procedimento deve ser realizado sobre supervisão médica em local com infraestrutura adequada para atender possíveis reações adversas. O paciente deve permanecer no consultorio médico sob observação pelo menos por 30 minutos após a aplicação..
